Autor(a): Vanessa Canêdo de Oliveira Curso/Período: Nutrição/2º período
Estrutura: Folículo piloso Técnica: Mallory
Impressionante como uma micrografia pode despertar em nós algo diferente, fazendo-nos refletir que, assim como do folículo piloso nasce o pêlo, da flor da noite nasce a pitaya vermelha que, vindo em formato de coração, remete-nos a fazer associação ao amor.
Autora: Ana Luiza Araujo Rocha Curso/Período: Nutrição – 3º Período
Estrutura: Esfregaço sanguíneo Técnica: May Grunwald Giemsa
Autor: Francisco Junior Simões Calaça Curso/Período: Doutorado em Recursos Naturais do Cerrado – 2º Ano Estrutura: Ascoma de Saccobolus sp. Técnica: Água destilada
A dispersão de esporos é importantíssima para o sucesso dos fungos coprófilos, por isso apenas as espécies com as melhores formas de fazê-la tiveram sucesso. Espécies capazes de espalhar os esporos, garantem que algum animal vá ingeri-los para que seu ciclo de vida possa continuar. Mas quase nenhum bicho come as próprias fezes ou muito perto delas. Os fungos coprófilos, como os ascomicetos do gênero ‘Saccobolus’, conseguem lançar seus esporos bem longe das fezes por meio de uma pequena “explosão”, causada por uma diferença de pressão dentro do asco. É como se um mini canhão lançasse longe as balas de esporos que garantirão o sucesso da espécie. Estudar esses pequenos organismos nos permite ver a importância de cada forma de vida na Terra. Esses fungos, que crescem sobre fezes, são pouco lembrados pelos cientistas. Mas o que fazem, decompondo a matéria orgânica, garante que exista vida em nosso planeta. Podemos achar pequenos cosmos em todo lugar, basta sabermos como e onde procurar.
Autor(a): Michelle Felix Curso/Período: Nutrição/1º período Estrutura: Glândula cárdica Técnica: Hematoxilina-eosina
O olhar do apaixonado,
vê amor em tudo que lhe é dado
lâmina, estômago, glândula...
Ali! um coração!
Sorri de satisfação.
A hematoxilina e a eosina colorem mais uma paixão.
Autor: Igor Soares dos Santos Curso/Período: Ciências Biológicas Bacharelado – 5º Período
Estrutura: Raiz de Encyclia linearifolioides (Kraenzl.) Técnica: Azul de astra e Safranina
No início do crepúsculo do entardecer, o Sol poente se esconde por trás de ignotas montanhas...
Abraça aqueles que se sentem solitários em meio às sombras da noite...
Ampara e aconchega aqueles que estão desolados em um mundo plúmbeo com seu calor especial.
Toca a pálida face daqueles que anseiam por sua luz e os corações daqueles que se encontram imersos em trevas.
Não obstante, acaricia os olhos humanos com suas vivas cores e revela aquilo que não conseguimos observar em nosso entorno.
Autor(a): Tatiana de Sousa Fiuza Curso/Período: Professora do Dmorf Estrutura: Cristais da casca de Citrus medica Técnica: Steinmetz em luz polarizada
Pipa voa voa no céu azul nos sonhos infantis, como pássaros!!! Corre, corre para a pipa não fugir...
Autora: Denize Silva Brazil Curso/Período: Doutorado em Ciência Animal – 5º Período
Estrutura: Papiloma bovino Técnica: Tricrômico de Gomori
O ontem já se foi... Mais um dia a maior estrela surge no horizonte... E ao acordar você, ainda cansado, desanimado, desiludido, antes de se levantar, questiona novamente sobre a conspiração do universo. Será ele dessa vez contra ou a favor? Isso só depende de você! Coragem! O Sol nasce para todos.
Autor(a): Gabriela Martins de Souza Curso/Período: Enfermagem/1º período Estrutura: Ossificação intramembranosa Técnica: Hematoxilina-eosina
Esse campo histológico me remete ao Labirinto de Creta em comparação ao labirinto da vida, em que há uma porta de entrada e uma de saída, como metáfora para a resolutividade de problemas. Alcançados pelo desvendamento do mito da caverna, em que se encontra o verdadeiro sentido embrionário.
Autor(a): Camila Rodrigues Lima Curso/Período: Farmácia/8º período
Estrutura: Nódulo Glúteo Técnica: Hematoxilina-eosina
Essa imagem me inspira a estudar, pois demostra o qual complexo e interessante é a histologia. Espero que te inspire também.