A Histomostra surgiu quando uma professora percebeu que o uso do celular durante as aulas práticas de histologia poderia contribuir para o aprendizado dos estudantes.
Eles fotografavam as imagens observadas pelas oculares dos microscópios e as usavam para esclarecer suas dúvidas com a professora. Anotavam ali mesmo suas observações e podiam compartilhar as imagens com os colegas, atuando como protagonistas na construção de um material didático compartilhado com toda a turma.
As cores e formas observadas nos microscópios encantava e despertava a criatividade dos estudantes e, assim, eles foram estimulados a expressar as suas percepções de forma poética.
Então, em 2016, foi lançada a primeira exposição das imagens com suas descrições. Hoje, a exposição reúne o trabalho de estudantes da graduação e da pós-graduação.
Anualmente, uma nova exposição é lançada durante a Semana do ICB e depois segue para escolas e espaços públicos, levando o conhecimento e o encantamento gerados no ensino e na pesquisa da UFG para toda a população.